DGI/Senasp implementará ferramenta Sinesp-CAD em 16 municípios

Integrantes da Diretoria de Gestão e Integração de Informações da Secretaria Nacional de Segurança Pública (DGI/Senasp) participaram nesta quinta-feira (27) de reunião virtual com secretários e gestores municipais de Segurança Pública do Rio Grande do Sul para tratar da adesão em consórcio de 16 cidades do Rio Grande do Sul à ferramenta Sinesp-CAD. 

A ferramenta Sinesp-CAD do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) é uma solução de suporte a serviços públicos emergenciais, que permite a integração do atendimento de forças de segurança pública e outros órgãos, possibilitando a gestão de recursos e diminuindo o tempo de resposta nas ocorrências, além de melhorar o planejamento operacional. O sistema contabiliza desde a sua criação, em junho de 2016, mais de cinco milhões de chamadas realizadas.

No caso do estado do Rio Grande do Sul, o Sinesp-CAD já é utilizado pela Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal e pelos municípios de Porto Alegre e Bento Gonçalves. “Além de ser uma ferramenta de alto nível no que tange à gestão de atendimentos emergenciais de ocorrências e de recursos, o Sinesp-CAD permite principalmente integração entre órgãos que utilizam a própria ferramenta. Então à medida que esses 16 municípios aderirem, eles poderão se comunicar entre si em relação às ocorrências que estiverem em andamento”, destacou Natanael Oliveira, gerente de projetos do Sinesp-CAD.

Próximos passos

Após esse encontro, a DGI/Senasp estará realizando as tratativas com a Associação dos Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública do Rio Grande do Sul para que seja providenciada a adesão à ferramenta de forma gratuita aos 16 municípios. Em um segundo passo, ocorrerá treinamento voltado para profissionais multiplicadores representantes de cada cidade interessada em aderir à ferramenta Sinesp-CAD. Esses profissionais se tornarão multiplicadores do conhecimento sobre o uso da ferramenta em seus respectivos municípios. 

Participaram da reunião o coronel Nelson Gonçalves, diretor da DGI/Senasp; Odécio Carneiro, coordenador-geral do Sinesp; Natanael Oliveira, gerente de projetos do Sinesp-CAD; Alan Cardek Marques, analista de negócios do Sinesp-CAD; o delegado Emerson Wendt, presidente da Associação dos Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública do Rio Grande do Sul; além de outros 32 gestores de segurança pública municipais. 

Adesão ao Sinesp-CAD

O Sinesp-CAD já é utilizado pela Polícia Rodoviária Federal em 22 estados e no Distrito Federal. Em outras instituições, a ferramenta foi implantada em 11 estados: Sergipe, Amapá, Amazonas, Acre, Pará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Maranhão, Rio de Janeiro e Pernambuco.

A adesão ao Sinesp-CAD é realizada por meio de Termo de Cooperação Técnica com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Os estados e municípios interessados podem entrar em contato com a DGI/Senasp pelo número (61) 2025-3333 ou pelo e-mail dgi@mj.gov.br.

Visualizar boletim completo

Mais notícias

Orgulhosamente mantido por Site Rapidinho