João Pessoa adere à tecnologias para padronização de informações.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) oferece gratuitamente, aos estados e municípios, diversas soluções tecnológicas para padronizar informações dos boletins de ocorrência, integrar dados e otimizar o trabalho das polícias, guardas municipais, bombeiros e Agentes de Trânsito. Uma dessas iniciativas, o SinespCad, será implementada a partir desta semana na Central de Atendimento de Emergência da Guarda Municipal de João Pessoa (PB).

Na prática, o sistema integra os registros feitos pelos cidadãos nos canais de emergência, como o 190. Dessa forma, instituições de segurança pública em todo o país – que estejam conectadas ao SinespCad – ganham um suporte para planejar as operações por meio dos acessos às informações das ocorrências, além de aumentar a agilidade no atendimento à população.

Os 258 centros de atendimento e 69 agências de segurança pública estão localizadas em nove estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Sergipe e Maranhão. Na esfera municipal, guardas de 18 cidades já aderiram: Campo Grande/MS; Camaragibe/PE, Fortaleza/CE, Ipojuca/PE, Mossoró/RN, Paulista/PE e Recife/PE; Botucatu/SP, Caçapava/SP, Campinas/SP, Contagem/MG, Guarulhos/SP, Juiz de Fora/MG, Mococa/SP, Monte Alto/SP e São Carlos/SP; Porto Alegre/RS e Novo Hamburgo/RS. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também faz uso do sistema em todo o país.

Além de padronizar os boletins de ocorrência, o SinespCad integra outras duas soluções do MJSP voltadas aos operadores de segurança pública: o aplicativo Agente de Campo, que permite consultar ocorrências em tempo real e fazer pesquisas operacionais, e o sistema SinespPPE, que padroniza registros de ocorrências e procedimentos policiais. Por meio dele, também é possível identificar fenômenos criminais e assim planejar ações específicas.

Adesão ao SinespCad

A adesão é realizada por meio de Termo de Cooperação Técnica com o MJSP. Os estados e municípios interessados podem entrar em contato com a equipe da DGI/Senasp pelo número (61) 2025-3333 ou pelo e-mail dgi@mj.gov.br.

Fonte: MJSP

Mais notícias

Orgulhosamente mantido por Site Rapidinho