O transporte de cargas por caminhões desempenha um papel vital na economia global, permitindo o movimento de mercadorias de um local para outro de maneira eficiente. Para garantir a segurança nas estradas e prevenir acidentes, é fundamental seguir regulamentos rigorosos relacionados ao dimensionamento e à estabilidade das cargas transportadas. O arqueamento de caminhões é uma prática que merece atenção especial, visto que a má distribuição de peso e a negligência nas amarrações podem resultar em perigos consideráveis. A Resolução CONTRAN 916 de 28/03/2022, estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito, é uma ferramenta essencial para regulamentar e garantir a segurança nas estradas.
O que é o arqueamento de caminhões?
Arquear um caminhão refere-se à ação de elevar a parte traseira do veículo, muitas vezes utilizando dispositivos como cunhas, para inclinar a carroceria para a frente, criando um ângulo entre a traseira do caminhão e a parte frontal da carroceria. No entanto, o arqueamento de caminhões pode criar riscos significativos.
Perigos associados ao arqueamento de caminhões
Instabilidade do veículo: O arqueamento pode causar desequilíbrio no veículo, tornando-o instável e mais suscetível a capotamentos e derrapagens. Isso coloca em risco tanto o motorista quanto outros usuários das estradas.
Perda de carga: O ângulo criado pelo arqueamento pode fazer com que a carga deslize para a frente, resultando na perda de carga durante o transporte. Além de representar um risco para a segurança, isso pode causar prejuízos financeiros significativos.
Danos à carga: A má distribuição de peso devido ao arqueamento pode causar danos à carga, tornando-a inutilizável e causando prejuízos tanto para o transportador quanto para o destinatário.
Aumento do consumo de combustível: O arqueamento também pode aumentar o consumo de combustível, uma vez que a resistência do ar é ampliada devido ao aumento da área frontal do veículo.
Desgaste prematuro dos pneus e suspensão: O excesso de peso na parte dianteira do caminhão devido ao arqueamento inadequado pode causar desgaste excessivo nos pneus e no sistema de suspensão.
A Resolução CONTRAN 916/2022
A Resolução CONTRAN 916/2022 é um marco importante na regulamentação do arqueamento de caminhões e na promoção da segurança nas estradas. Ela estabelece diretrizes específicas para a prática, incluindo:
Limites de arqueamento: A resolução define limites para o arqueamento ou levantamento, levando em consideração o tipo de carga e o veículo. Estabelece, assim, parâmetros que devem ser seguidos para garantir que não represente riscos.
Requisitos de amarração: A resolução especifica os métodos adequados de amarração da carga, garantindo que ela permaneça segura e estável durante o transporte.
Obrigatoriedade de fiscalização: A resolução impõe a fiscalização rigorosa do cumprimento de suas diretrizes por parte dos agentes de trânsito e autoridades competentes. Isso significa que motoristas e transportadoras que não estejam em conformidade com as regulamentações estarão sujeitos a penalidades.
A importância da fiscalização
A fiscalização adequada é fundamental para garantir o cumprimento das regulamentações de estabelecidas pela Resolução do CONTRAN 916/2022. Os agentes de trânsito desempenham um papel crucial na aplicação das diretrizes, identificando veículos que não estejam em conformidade e aplicando penalidades quando necessário. Essa fiscalização é essencial para garantir a segurança nas estradas, protegendo vidas e bens, mas não está sendo realizada, pelo menos não vemos a aplicação.
Lembrando ainda que qualquer modificação não informada ao DETRAN ou que seja irregular o seguro do veículo não irá cobrir, verifique com sua seguradora.
È permitida somente a elevação do veículo em apenas 2º graus, o que representa 3,5 centímetros por metro de comprimento, ou seja, um caminhão que possui uma carroceria com 8 metros de comprimento poderá ter uma diferença de 28 cm de altura do começo da carroceria ao final da mesma.
Outro detalhe é que a lanterna traseira poderá estar no máximo a 1,20 metros do chão, e as lanternas laterais deverão estar a uma altura máxima de 1,50 metros do chão.
Vale lembrar que, independentemente das condições de operação (caminhão carregado ou vazio) essas medias não poderão ser desrespeitadas.
Esse tipo de alteração deverá constar no CRV (Certificado de Registro do Veículo) e no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo). E para regularizar a situação do veículo após a alteração é necessário aprovação em uma inspeção do Inmetro.
MÉTODO DE MEDIÇÃO DO NIVELAMENTO DA LONGARINA EM VEÍCULOS COM PBT ACIMA DE 3.500 KG
O método de medição da inclinação do chassi em caminhões, reboques e semirreboques, será o mesmo podendo ser medido em qualquer parte do veículo, desde que a face de referência seja paralela a longarina (chassi).
Para efetuar a medida escolha um ponto, tire a medida e anote como X meca 1 metro a contar do ponto x. meça este ponto como sendo ponto Y ate o solo, efetue a subtração de X-Y o valor deve ficar abaixo de 35.
- Conduzir o veículo com característica alterada Art. 230, VII – 661-02Amparo legal: Art. 230, VII
- Natureza: Grave
- Penalidade: Multa.
- Medida Administrativa: Retenção do veículo para regularização.
- Campo ‘Observações’: Obrigatório descrever a situação observada e o número do CRLV apresentado:
- Ex: “veículo com suspensão com regulagem de altura”;
Em resumo, o arqueamento de caminhões pode representar perigos significativos se não for realizado adequadamente. A Resolução CONTRAN 916/2022 estabelece as bases para regulamentar essa prática e garantir a segurança nas estradas. A fiscalização por parte dos agentes de trânsito desempenha um papel crucial na aplicação dessas regulamentações e na prevenção de acidentes relacionados ao arqueamento de caminhões, e deve ser efetuado por todos os entes da federação a fim de não deixar se proliferar. Ao cumprir essas diretrizes, todos os envolvidos no transporte de cargas contribuem para um sistema de transporte mais seguro e eficiente.