O Sinesp-CAD é uma solução tecnológica ofertada pelo MJ para a gestão de despachos e ocorrências em segurança, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), aos órgãos componentes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), instituído pela Lei nº 13.675, de 11 de junho de 2018. O próprio sistema é um instrumento de efetivação do SUSP, que promove o desenvolvimento de tecnologias para a integração e a interoperacionalidade de informações em segurança pública.
Em 2023, a Guarda Municipal de Osasco iniciou a migração de seus registros para o Sinesp-CAD. Além de ser totalmente gratuito, evitando gastos com a contratação do serviço, o sistema mostrou ganhos significativos na reorganização de fluxos, na profissionalização das atividades, na qualificação dos processos de registros, na gestão de atendimento e despachos de ocorrências e na visualização do trabalho realizado diariamente pelo órgão no município.
Detalhes sobre o uso da ferramenta foram apresentados pelo inspetor De Souza, responsável pela implantação do sistema em Osasco. O processo é realizado de modo remoto, sob coordenação da equipe do CAD em Brasília. A implantação e experiência, bem sucedida na cidade de Osasco/SP, fez com que a Guarda fosse autorizada a ser multiplicadora do projeto para outras instituições do consorcio CIOESTE (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste), reunindo um grupo de 11 cidades estratégicas para São Paulo.
A CIOESTE é formada pelos municípios de Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista, o CIOESTE responde por uma região que conta com aproximadamente 3 milhões de habitantes e uma economia regional que gera 2,5% do PIB Nacional (R$ 133.066.741,57 no ano de 2013), consolidando-se como o maior consórcio intermunicipal do país em importância socioeconômica.
O departamento de Trânsito de Osasco/SP será o primeiro município do consorcio da CIOESTE que estará apto a implantar o sistema para operação de trânsito.
As vantagens das cidades próximas estarem utilizando este sistema são.
- Maior tecnologia na localização de endereços.
- Compartilhamento de Informações entre as cidades.
- Maior controle sobre as equipes de campo.
- Abertura e fechamento de viaturas pela equipe de campo.
- Gestor recebe informações em tempo real em seu celular.
- Equipe pode efetuar consulta de emplacamento, CPF e outros documentos.
- Toda consulta vai imediatamente ao registro de ocorrência.
- Viatura finaliza o talão, inserindo as informações diretamente do local dos fatos.
- Os dados são armazenados nos servidores do MJ.
- Integração com Câmeras de Monitoramento.
- Integração com GPS de Viaturas e Rádios.
- Integração com Câmeras Corporais ou Drone.
- Relatório final da ocorrência substitui o BOGC ou BOAT.
- É possível a transferência de uma ocorrência entre agencias ou municípios ou até mesmo PM e Bombeiros (Se o estado aderiu ao sistema).
Com estas implantações a cidade de Osasco passara a ser também a multiplicadora para os departamentos de Trânsito do consorcio.
Osasco será a cidade responsável por passar as informações as cidades, informando os documentos a serem apresentados, efetuar a recolha e envio dos mesmos ao Ministério da Justiça, realizar o cadastro inicial da instituição e responsáveis e efetuar o treinamento aos multiplicadores de cada município (Agentes que irão treinar a equipe em sua cidade).
Este sistema de informatização faz parte de uma serie de ferramentas e treinamentos destinados aos integrantes do SUSP. As cidades do consorcio poderão obter mais informações quanto a utilização dos sistemas junto a CIOESTE e grupo de trabalho da GCM e DEMUTRAN de Osasco.