Cidade_Cotia
Parecer Técnico: Emissões de Poluição no Transporte e Clima de Cotia/SP

Poluição na Cidade de COTIA.

Este parecer técnico tem como objetivo analisar os dados relativos às emissões de dióxido de carbono equivalente (tCO2e) associadas ao transporte, conforme estimativa do Google e com base no Protocolo Global para Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa na Escala da Comunidade (GPC). Além disso, propõe-se discutir possíveis estratégias para a redução dessas emissões no contexto urbano.

A distância total percorrida (em quilômetros do veículo) em todas as viagens é agregada e modelada para a cidade inteira, usando as informações de localização agregadas do Histórico de localização do Google e de outras fontes.

O modo de viagem inferido orienta as suposições sobre os tipos de veículo na área e tipo de combustível e consumo médios de cada meio.

O consumo médio de combustível estimado por região e as emissões da ferramenta Ação Climática para Sustentabilidade Urbana (CURB, na sigla em inglês) são aplicados a todas as viagens para cada modo.

Usamos suposições regionais da ferramenta Ação Climática para Sustentabilidade Urbana (CURB, na sigla em inglês), uma fonte de dados terceirizada reconhecida internacionalmente, para estimar o consumo de energia dos edifícios.

A metodologia tem como base os princípios de cálculo de gases do efeito estufa e é consistente em todas as cidades na ferramenta.

Visão das atividades de transporte

De acordo com o protocolo GPC – Os dados mostrados incluem 50% de viagens de entrada, 50% de viagens de saída e 100% de viagens dentro do limite da cidade, de acordo com o Protocolo Global para Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa na Escala da Comunidade.

Análise dos Dados de Emissões Anuais

Os dados apresentados demonstram as emissões totais de tCO2e no transporte de 2018 a 2023, com uma análise percentual de aumento ou redução ano a ano. As emissões anuais variaram de 253.000 toneladas em 2020, marcando uma redução significativa de 34% em relação ao ano anterior, até 371.000 toneladas em 2023, refletindo um aumento de 4% em comparação com 2022. A oscilação nas emissões durante esse período pode ser atribuída a vários fatores, incluindo mudanças nas atividades econômicas, políticas de mobilidade urbana e, possivelmente, os efeitos da pandemia de COVID-19

A predominância do uso de automóveis como principal meio de transporte (81,69% do total de quilômetros percorridos) evidencia a necessidade de políticas públicas que incentivem modos de transporte mais sustentáveis. As motocicletas contribuem com 10,13%, e os ônibus com 6,18%. A participação de modos de transporte mais sustentáveis, como a caminhada (1,75%) e o uso de bicicletas (0,24%), é ainda muito pequena, o que reforça a importância de melhorar a infraestrutura para esses meios.

Para reduzir as emissões de tCO2e no transporte, são sugeridas as seguintes ações:

  1. Infraestrutura para Veículos Elétricos: Aumentar a infraestrutura de recarga de veículos elétricos (VE) em áreas públicas e privadas. Isso pode ser feito por meio de políticas públicas que incentivem ou exijam a instalação de estações de recarga, especialmente nos centros urbanos.
  2. Políticas de Restrição a Veículos de Combustão Interna: Implementar medidas que limitem a circulação de veículos com motores de combustão interna (ICE) em áreas urbanas densas, incentivando o uso de veículos elétricos ou híbridos.
  3. Incentivo ao Transporte Público e Modos Sustentáveis: Melhorar e expandir o transporte público, assim como a infraestrutura para ciclistas e pedestres, pode contribuir para reduzir a dependência de veículos particulares e, consequentemente, as emissões associadas.

Os dados analisados revelam uma tendência de oscilação nas emissões de tCO2e associadas ao transporte, com um aumento gradual nos últimos anos, após uma redução significativa em 2020. Para mitigar o impacto das emissões de transporte no clima, é crucial a adoção de políticas que promovam o uso de veículos elétricos, restrinjam a circulação de veículos com motores de combustão interna e incentivem modos de transporte mais sustentáveis. Essas ações são essenciais para o desenvolvimento de cidades mais resilientes e sustentáveis.


Ag. Évelton Jose Beatrici
Supervisor do Centro de Operações Integradas de Osasco

Contato para resposta: (11) 99790-8100 – E-mail: evelton@gmail.com

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