Procedimentos Padrão – Acidente de Trânsito

A sinalização de um local de acidente de trânsito é fundamental para garantir a segurança de todos os envolvidos, bem como para auxiliar na fluidez do tráfego e na investigação posterior do ocorrido. Abaixo, iremos apresentar uma proposta de procedimento geral para sinalização de um local de acidente de trânsito:

1. Avaliação da Segurança:

Antes de qualquer outra ação, a equipe de trânsito deve avaliar a segurança do local do acidente. Certifique-se de que não há risco de incêndio, vazamentos de substâncias perigosas ou outros perigos iminentes que possam colocar em risco a vida das pessoas.
Isso inclui a analise do entorno, se o local possui alto índice de periculosidade, não somente de trafego de veículos, mas de populares, nunca confie em ninguém, mantenha distancia segura mesmo quando fornecendo informações.
Não aceite bebidas ou comida quando em trabalho, a não ser quando realmente necessário.


2. Notificação das Autoridades Competentes:

Se o acidente envolver feridos, mortos ou danos materiais significativos, é necessário notificar a polícia e, se necessário, serviços de emergência médica. Eles devem ser acionados imediatamente.

Alguns departamentos possuem acordos firmados entre os entes e podem ser feitos acionamento do local dispensando alguns tramites.


3. Isolamento da Área:

Crie uma zona de isolamento para proteger o local do acidente e as pessoas envolvidas. Use cones de sinalização, fitas zebradas ou outros dispositivos apropriados para bloquear o acesso a uma distância segura.

Não permita no local curiosos, familiares ou veículos não autorizados.


4. Proteção dos Envolvidos:

Certifique-se de que todas as pessoas envolvidas no acidente, incluindo motoristas, passageiros e pedestres, estão seguras e fora do perigo. Forneça assistência médica imediata, se necessário.

Se não se sentir preparado a efetuar o primeiro atendimento entre em contato com os serviços de emergência que irão orientar o atendimento.


5. Sinalização do Local:

A sinalização do local é fundamental para alertar os motoristas sobre a ocorrência do acidente e para orientá-los a tomar as medidas apropriadas. Use os seguintes dispositivos:

  • Triângulo de Sinalização: Coloque um triângulo de sinalização a uma distância segura do acidente, geralmente a cerca de 30 metros do local, em estradas urbanas, e 100 metros em estradas rurais. Certifique-se de que seja visível para os motoristas se aproximando.
  • Cones de Sinalização: Coloque cones de sinalização ao redor da cena do acidente para alertar os motoristas sobre a presença de perigo. Eles devem formar uma linha que indique a direção a ser seguida.
  • Luzes de Advertência: À noite ou em condições de visibilidade reduzida, use luzes de advertência intermitentes para tornar o local mais visível.

Para um Agente de Campo todo treinamento e conhecimento é bem vindo, nunca sabemos oque iremos encontrar.
Deixar de sinalizar o local conforme regulamentado, além de expor a riscos a integridade das pessoas, caracteriza infração de trânsito conforme se segue:

CTB, art. 225. Deixar de sinalizar a via, de forma a prevenir os demais condutores e, à noite, não manter acesas as luzes externas ou omitir-se quanto a providências necessárias para tornar visível o local, quando:
I – tiver de remover o veículo da pista de rolamento ou permanecer no acostamento;
II – a carga for derramada sobre a via e não puder ser retirada imediatamente:
Infração – grave;
Penalidade – multa.

Outro ponto é a sinalização disposta dentro de uma curva. Nesse caso, a dificuldade em visualizar a sinalização e frear aumenta, afinal, uma frenagem dentro de curva sempre requer cuidados especiais.

Por isso, o ideal é que os trechos em curvas sejam desconsiderados na contagem dos passos, para definir a distância que será disposta a sinalização. Então como seria o correto nesse caso?

Considere a seguinte situação hipotética: Onde devem ser contados 100 passos, inicia-se a contagem a partir do local do acidente e, ao contar 65 passos depara-se com numa curva. Nesse caso, suspenda a contagem e, após a curva, continue de onde parou (a partir de 65) até completar os 100 passos.

A ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego) orienta em seu manual “Noções de Primeiros Socorros no Trânsito” que, se durante a contagem dos passos, você se deparar com um trecho em curva, deve-se PARAR a contagem e recomeçar DO ZERO, após a curva.

Já o COBOM / MG (Corpo de Bombeiros de Minas Gerais) orienta que, em caso de curva, deve-se SUSPENDER a contagem e após a curva CONTINUAR de onde parou.

Para fins práticos, tanto uma quanto a outra mantém sua eficácia, mas para fins teóricos, responder uma questão de prova por exemplo, essas divergências causam confusão.

Se o acidente envolver rede elétrica utilizasse como base alguns manuais da concessionaria elétrica.

Abaixo podemos ver as competências para um acidente com produtos perigosos.


6. Documentação do Acidente:

A equipe de trânsito deve coletar informações relevantes sobre o acidente, como fotografias da cena, depoimentos de testemunhas e detalhes dos veículos envolvidos.

Algumas cidades possuem relatório próprio a fim de documentar o acidente.

Lembramos que cada cidade e estado adota padrões próprios, não tendo até o momento uma padronização.

Em breve estaremos efetuando um artigo com todos os modelos de relatórios e sistemas grátis que poderão ser adotados para efetuar relatórios com validade jurídica para Boletins de Sinistros de Transito com e sem vitimas.


7. Assistência aos Envolvidos:

A equipe de trânsito também deve fornecer assistência aos envolvidos, incluindo informações sobre os procedimentos a serem seguidos após o acidente, contatos de seguradoras e orientações sobre como proceder.

Informações sobre imagens ou documentos e onde solicitar.

Informações de como efetuar reclamação, ouvidoria ou registros de boletim de ocorrência.

É um direito da população que o agente se identifique, instrua os procedimentos que estão sendo adotados e direitos e deveres.


8. Remoção dos Veículos e Limpeza:

Quando a investigação do acidente estiver completa e as autoridades competentes tiverem liberado o local, a equipe de trânsito pode auxiliar na remoção dos veículos e na limpeza da área, se necessário.

Lembrando que a sinalização adequada de um local de acidente de trânsito é fundamental para evitar acidentes secundários e para permitir uma investigação eficaz. Sempre siga os protocolos locais e as diretrizes de segurança ao realizar essas operações.

Mais notícias

Orgulhosamente mantido por Site Rapidinho