Esta semana agentes das forças de segurança receberam treinamento para operacionalização do Sistema Integrado de Inteligência, lançado no início deste mês pela Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
O treinamento envolveu agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Poder Judiciário, Exército, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e todos que fazem parte do sistema de inteligência que poderão acessar a plataforma.
“O sistema é criptografado e o funcionamento se dá a partir da instalação nas agências. Ele foi pensado para facilitar o compartilhamento e a difusão de informações entre as agências de inteligência que integram as forças de segurança do estado”, afirmou a delegada Odanete Biondi, coordenadora de inteligência e operações especiais da Sejusp.
Para a delegada a ferramenta tecnológica consolida a integração no compartilhamento de informações entre as forças de segurança, eliminando a burocracia e facilitando a comunicação.
Sistema Integrado de Inteligência
O aplicativo foi desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública (Sejusp) à custo zero e unifica os relatórios do serviço de inteligência, permitindo o compartilhamento das informações com todas as forças de segurança em tempo real como: Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Poder Judiciário, Exército, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e todos que fazem parte do sistema de inteligência que poderão acessar e introduzir relatórios.
A aquisição de tecnologia faz parte do pacote de investimentos e do tripé que o Governo do Estado utiliza para segurança: investimento, inteligência e integração