Desde 2008, os Agentes de Trânsito têm desempenhado um trabalho essencial para promover a Segurança Viária e o respeito pelas regras de convivência na cidade de Buenos Aires – Argentina.
Os Agentes de Trânsito e Segurança Rodoviária é um dos pilares centrais do Plano de Segurança Viária da Cidade . Esta equipa tem cobertura em todo o território e o seu trabalho é fundamental para cumprir o compromisso de redução das mortes por acidentes rodoviários. Com uma equipe composta por 2.000 agentes.
Controles 365 dias por ano
Os Agentes de Trânsito realizam diversas operações em pontos estratégicos da Cidade 365 dias por ano, 24 horas por dia: controles abrangentes (documentação, VTV, cumprimento das normas de trânsito); fiscalização e controles de álcool e drogas, excesso de velocidade e restrição de veículos automotores; controle de ciclovias com bicicletários e agentes de estacionamento; reordenamento do tráfego nas principais esquinas, eventos e obras.
Agentes 2.0
Num quadro de profissionalização e melhoria do nível de abrangência e atuação, a equipa incorpora constantemente novas ferramentas que otimizam o seu trabalho:
Incorporamos capacetes inteligentes para otimizar a rota dos Agentes de Trânsito, cobrindo mais bairros em menos tempo. As câmeras gravam em formato de vídeo o que os Agentes observam ao passar e são posteriormente analisados detalhadamente no Centro de Processamento de Violação.
Desde outubro de 2017, os Agentes contam com telefones celulares corporativos, especialmente adaptados para otimizar suas funções: digitalizar e aprimorar o processo de infração, coordenar mudanças em suas rotas e otimizar o trabalho dos agentes por meio do sistema de geoposicionamento que facilita a localização dos agentes em tempo real .
Centro de Monitoramento e Gestão da Mobilidade Urbana
Através da presença no Centro de Monitorização da Gestão da Mobilidade, o pessoal operacional atua em todas as ocorrências que requeiram a sua intervenção na rua.
100% de cobertura
Para melhorar a gestão do trânsito nas ruas, a equipe realiza diariamente um amplo plano de cobertura. Para projetá-lo, são identificadas áreas que requerem maior presença, como as próximas aos corredores do Metrobus, escolas, avenidas principais, esquinas com maior fluxo de pedestres, etc. Desde dezembro de 2017, o Corpo de Agentes de Trânsito conta com 6 Bases Operacionais dispostas em pontos estratégicos para melhorar a resposta de ação e proximidade com a base mais próxima. Atualmente são 6 bases, maior presença em 3 praias particulares e 4 próprias, 2 terminais combinados, CUCC e CMGM. Possui uma frota de veículos próxima a 330 veículos que incluem motocicletas, utilitários, guinchos e micro-ônibus.
Sistema de segurança abrangente
A formação e equipamento, juntamente com a sua articulação com outras forças no âmbito do Sistema Integral de Segurança, constituem um eixo central para garantir a presença do Estado nas ruas. Assim, pessoal treinado e equipado, incluindo Agentes de Trânsito, Polícia, Bombeiros, Prevenção, Guardas de Parques e Emergências trabalham em coordenação e comunicação entre si para ter uma capacidade de resposta rápida.
Durante cada ano, é realizado o processo de atualização de conteúdos e formação contínua, através de workshops que proporcionam conhecimentos para otimizar a função dos agentes.