Por Bússola
São Paulo será a primeira cidade do mundo a contar com um carro-forte 100% elétrico. Durante 18 meses, profissionais do Grupo Protege, empresa nacional de segurança privada, em conjunto com a Eletra Industrial e a MIB Blindados, desenvolveram um veículo blindado para transporte de valores com sistema de tração elétrica pura. As empresas investiram mais de R$ 1 milhão e utilizaram tecnologia 100% nacional.
O modelo conta com um motor elétrico WEG 250L e é um retrofit de um chassi de carro-forte a diesel retirado de circulação, mitigando danos ambientais e incentivando o reaproveitamento de peças. Todos os elementos que não foram contemplados no novo projeto, como motor a combustão, por exemplo, foram destinados para reciclagem.
“Trata-se de um projeto que olha para o futuro, alinhado com uma tendência mundial de pensar em soluções de menor impacto ambiental”, diz Marcelo Baptista de Oliveira, presidente do Grupo Protege. “Além da emissão zero e do investimento em tecnologia 100% nacional, fizemos o retrofit de um chassi desmobilizado e encaminhamos o motor diesel e o sistema de transmissão anteriores para reciclagem.”