Devido a escasso material e regulamentação sobre padronização de viaturas e procedimentos venho por meio deste pequeno texto e explanação tentar trazer a tona de nossa categoria um embasamento para possível discussão ou padronização de nossas viaturas a novel nacional.
Podemos ver a nível estadual as forças de segurança pública reformulando o grafismo e materiais de composição das viaturas a mero prazer, não seguem normas técnicas ou ao menos estudam o porquê do grafismo e corres.
A mais de 2 anos o DETRAN do DF vem trabalhando na renovação e padronização internacional da identidade do Agente de Trânsito, o DF tem sido pioneiros em diversos projetos, tais como este que iremos mencionar, este orgão inclusive ja teve o reconhecimento do Ministério da Justiça como um “case de sucesso” oriundo de um grupo de trabalho formado por Agentes de Trânsito do DETRAN/DF (Portaria 84/2020 – DETRAN_DF).
Podemos notar que alguns estados tentam caracterizar as viaturas conforme corres de seus estados ou departamentos, e algumas vezes até mesmo com datas festivas ou de ações assim como ocorrido em um estado que entregou viaturas para sua polícia militar na cor rosa, ridicularizando as guarnições que tem por padrão trazer respeito frente a criminalidade instalada em nosso país.
No trânsito não somos diferentes, pior ainda, por sermos na grande maioria municipais mesmo dentro de cada estado temos uma infinidade de cores, grafismos e mesmo uniformes completamente diferentes, o que traz aos munícipes uma confusão ao sair de um município para outro.
Esta dificuldade em identificar as viaturas e mesmo os agentes de trânsito trazem a nossa categoria um ar de amadorismo, ou mesmo de descrédito quanto ao trabalho desenvolvido com maestria em sua grande maioria.
Esta falta de padronização proporciona por parte do munícipe certo desrespeito a categoria.
O Brasil é desprovido de regulamentação sobre viaturas de 2 ou 4 rodas, em breve disponibilizaremos material mais detalhado em nosso manual que está sendo produzido a nível nacional.
Hoje nosso foco será no grafismo, em outros momentos falaremos de equipamentos e modelos, mas já deixo aqui minha admiração as VTR da CET de SP (Mitsubishi-l200-triton-sport) mas sabemos que isso é exceções em nosso meio.
O Brasil vem efetuando alguns testes de viaturas e grafismo, como mencionado pelo estado do DF.
Os estudos mais completos sobre grafismo foram citados em alguns pontos da “Convenção de Vienna” e em outros países como Reino Unido que levam a fiscalização de trânsito a outros patamares, estes estudos tambem evoluiram para um Futuro Manual de Viaturas Operacionais do DETRAN-DF.
Na década de 1990 foi desenvolvido um extenso estudo sobre o grafismo de viaturas, tanto do trânsito quanto de outras forças de segurança, resgate e socorro.
Este estudo foi solicitado pelo departamento de desenvolvimento científico da polícia (agora o Home Office Center para Ciência e Tecnologia Aplicada) a pedido do subcomitê nacional de policiamento de rodovias da Associação dos Chefes de Polícia do Reino Unido.
Este estudo resultou nas marcações de Battenburg.
O objetivo era criar uma pintura para os veículos policiais rodoviários que maximizasse a visibilidade a uma grande distância, quando parados à luz do dia ou sob os faróis dos veículos, e que destacassem como veículos de emergência.
Os principais objetivos eram criar marcações que:
- Tornar os veículos oficiais mais visíveis (por exemplo, para evitar colisões quando parados).
- Tornar os veículos reconhecíveis a uma distância de até 500 metros à luz do dia.
- Auxiliar no policiamento de alta visibilidade para segurança pública e dissuasão de infrações de trânsito.
- Tornar os veículos reconhecíveis nacionalmente.
- Baixo custo no grafismo.
- Aceitáveis pelo menos a 75% da equipe.
Com estudo de cores, psicologia das corres, contrastes e luminosidade foi criado alguns padrões de corres e grafismo.
Vamos nos deter somente nos padrões de policiamento e fiscalização de trânsito, deixando os demais para o material completo em nosso futuro manual.
O design de Battenburg usa um padrão regular e o contraste entre uma cor clara e uma escura para aumentar a visibilidade para o olho humano. A cor mais clara é a fluorescente como o amarelo fluorescente ou verde limão, que se destaca a luz do dia para melhor visibilidade, tanto ao anoitecer ou ao amanhecer. Para visibilidade noturna, o padrão completo é retro refletivo causando um contraste com as corres escuras.
O design Battenburg normalmente tem duas linhas de retângulos alternados, geralmente começando com amarelo limão no canto superior e, em seguida, a cor alternada, ao longo das laterais do veículo.
A maioria dos carros usa duas fileiras de blocos sendo chamado de esquema Battenburg completo. Outros veículos usam uma única fileira, o chamado esquema de meia Battenburg, sendo uma fileira e meia de retângulos.
Muitos grafismos camuflam a viatura, ocultando seu contorno e dando uma impressão de ser menor do que realmente são. Com as marcações Battenburg, isso pode ser evitado, fazendo retângulos grandes o suficiente para resolução óptica à distância, o tamanho ideal é de pelo menos 600 × 300 mm.
Um padrão típico de carro consiste em sete blocos do lado do veículo. Sempre é utilizado um número ímpar de blocos permitindo que os blocos do canto superior tenham a mesma cor fluorescente.
Isso marca claramente os contornos dos veículos com cores fluorescentes sendo destacado a grande distancias.
Devemos evitar grafismos com mais de duas fileiras de blocos, mesmo em veículos mais altos ou maiores, também devemos evitar pinturas híbridas mantendo o padrão Battenburg.
Vale lembrar que a pintura Battenburg não é utilizada na parte traseira dos veículos.
A parte traseira também traz uma pintura padronizada, com desenho em formas de setas amarelas e vermelhas voltadas para cima.
Verificando as corres adotadas nos países que adotaram este padrão podemos notar uma padronização para o serviço de trânsito e fiscalização viária.
Na Grande maioria dos países que se destacam nas operações de trânsito as cores adotadas são o preto e amarelo, com variação de tons, sendo amarelo ou verde limão o predominante.
Os padrões adotados sao o Amarelo e preto para o Transito (DEMUTRAN/DETRAN) e Azul e preto para policiamento (GCM).
Abaixo temos algumas fotos de viaturas sendo uma delas a do DETRAN-DF Pioneiros no pais a adotarem o padrão mencionado.
Agente Évelton José Beatrici
Supervisor do Centro de Operações Integradas (COI) – DEMUTRAN- Osasco/SP
Agente de Trânsito / Analista de TI / Especialista em Segurança Pública e Privada
Tel Cel: (11) 99790-8100