A Tesla anunciou uma parceria com a Uber Freight para lançar um inovador programa de caminhões elétricos, projetado para acelerar a eletrificação de frotas comerciais. O Programa Acelerador de Frotas Dedicadas de EV oferece caminhões Tesla Semi subsidiados para empresas de logística, combinando descontos na aquisição com demanda de frete garantida, visando solucionar as principais barreiras à adoção de veículos elétricos no transporte de cargas.
O programa foi apresentado na terça-feira durante a conferência Deliver 2025 da Uber Freight em Jacksonville, Flórida. Segundo a Uber Freight, a iniciativa representa “um programa de compra inovador, desenvolvido para tornar o transporte elétrico de cargas mais acessível e econômico ao enfrentar os principais obstáculos à adoção”.
Estrutura do Programa e Benefícios
O programa de aceleração opera por meio de três componentes principais projetados para minimizar o risco para operadores de frotas que estão migrando para caminhões elétricos. Empresas que adquirirem caminhões Tesla Semi recebem preços subsidiados nos veículos, embora os valores exatos do desconto não tenham sido divulgados. As frotas participantes também integram seus Tesla Semis à rede dedicada de embarcadores da Uber Freight por períodos pré-determinados, criando fluxos de receita previsíveis que permitem às transportadoras prever ganhos com confiança.
A Uber Freight aproveita sua ampla rede logística para conectar transportadoras a cargas regulares provenientes de seus embarcadores, garantindo que os caminhões elétricos mantenham altos índices de utilização desde o início das operações. O programa também inclui sessões de consultoria direta com engenheiros da Tesla para revisar especificações técnicas e cálculos do custo total de propriedade adaptados ao perfil operacional de cada frota.
Resultados de Desempenho Comprovados
Antes de lançar o programa publicamente, a Uber Freight realizou um piloto de dois meses com transportadoras selecionadas utilizando caminhões Tesla Semi em rotas de frete na Califórnia. O piloto demonstrou forte viabilidade operacional, com os Tesla Semis registrando 394 horas de tempo de direção ao longo de 12.377 milhas, enquanto alcançavam um consumo médio de energia de 1,72 quilowatt-hora por milha. Os caminhões precisaram de apenas 60 horas de tempo total de recarga, destacando sua eficiência em rotas de frete exigentes.
Segundo o early adopter New Legend, “operar caminhões elétricos no norte da Califórnia era um território novo para nós, mas as economias de custos logo ficaram claras. Com o apoio e a parceria da Uber Freight, tivemos confiança para investir no desempenho de longo prazo da nossa frota”.
Contexto do Setor e Liderança
A parceria reúne duas empresas com significativa expertise em veículos elétricos sob uma nova liderança. Rebecca Tinucci, que foi recentemente nomeada CEO da Uber Freight em agosto, liderou anteriormente a divisão global de infraestrutura de carregamento da Tesla antes de integrar a equipe de eletrificação da Uber. Tinucci transformou o negócio de carregamento da Tesla em uma operação multibilionária lucrativa e ajudou a estabelecer os padrões norte-americanos para infraestrutura de veículos elétricos.
A Tesla espera iniciar a produção em massa do Semi em 2026, com a fábrica da empresa em Nevada planejada para produzir 50.000 unidades por ano. Embora a Tesla tenha originalmente projetado valores entre US$150.000 e US$180.000 para o Semi em 2017, estimativas atuais de mercado sugerem que os custos podem ter aumentado significativamente, com alguns relatórios indicando preços entre US$300.000 e US$400.000 por unidade.
O programa posiciona ambas as empresas para capitalizar a demanda crescente por soluções sustentáveis de transporte de carga, à medida que empresas de logística enfrentam pressão cada vez maior para reduzir emissões ao mesmo tempo em que mantêm eficiência operacional e competitividade de custos.











