Como podemos notar não somente em nosso país, estado ou município a escalada da violência vem sendo assustadora.
Os poderes públicos não estão conseguindo um efetivo meio de combate, seja devido a instituições desacreditadas, corruptas ou sucateadas.
Uma das alternativas é treinar e qualificar outras forças de segurança publica a fim de suprir a falta de efetivo, isso foi feito com a GCM que assumiu uma importante fatia da segurança pública nos municípios.
Isso também tende a acontecer com o departamento de trânsito municipal e estadual.
A instituição dente a ganhar mais atribuições e ganhar terreno, passar a efetuar policiamento ostensivo de trânsito e fazer valer seu real posicionamento na sociedade atual protegendo os bens nas vias públicas e retirando do sistema de trânsito os infratores e que causem danos a sociedade.
Alguns países e cidades vendo esta tendencia saem na frente do Brasil.
O prefeito de Ciudad del Este, Miguel Prieto Vallejos, a algum tempo a nova equipe da Polícia Municipal de Trânsito. São 74 novos agentes, que foram treinados por profissionais de diversos setores por dois meses, que assumem o grande desafio de recuperar a credibilidade nesta unidade.
Os novos policiais municipais foram totalmente treinados em teorias e práticas relativas à sua função, na instituição da Reserva Ativa da Marinha de Ciudad Del Este. Os jovens passaram por um árduo processo de treinamento, ministrado por membros da Polícia Municipal de Foz do Iguaçu e de outras instituições.
O programa de treinamento incluiu módulos em: psicologia ocupacional, primeiros socorros com a Cruz Vermelha Paraguaia, aspectos legais (Regulamento Nacional de Trânsito e Segurança Rodoviária – Lei nº 5016/2014), práticas por meio de simulações “Gerenciamento de tráfego”, Relações Humanas , Relações Públicas, Regulamentos de Trânsito com a Patrulha Rodoviária, Radiofonia, conversa com representantes do SENATUR-Alto Paraná, práticas para o uso do rádio walkie talkie e apito e orientação nutricional.
O que se busca com essa reorganização, por meio dessa nova polícia municipal, é garantir uma resposta rápida ao caos veicular em Ciudad del Este, o combate à corrupção e, acima de tudo, proporcionar resultados aos cidadãos e turistas locais em trânsito.
A nova Polícia Municipal de Trânsito, com equipe e uniformes renovados, assume um importante papel em Ciudad del Este, e que já vem dando bons resultados.
Esperamos que o Brasil veja esta tendencia, apoie e valorize a categoria de Agentes de Trânsito.
Também torcemos para que as categorias representativas tomem a frente e lutem com mais afinco, antes de perder terreno, correndo o risco de serem absorvidos pela GCM ou serem extintos devido a sua inercia funcional.