Viaturas brasileiras são testadas para possível padronização

Os testes de desempenho e resistência buscam padronizar os carros de polícia no Brasil em critérios técnicos e contaram com a presença de uma Volvo V90.

As viaturas de polícia no Brasil são carros comuns adquiridos baseados em exigências licitações ou simplesmente locados pelos batalhões de empresas. O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) deseja mudar isso adotando critérios técnicos para a escolha dos carros.

Na última quinta-feira (22) o MJSP realizou uma série de testem em modelos comumente utilizados pela polícia no Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna. O procedimento é similar ao utilizado por departamentos de polícia nos EUA, onde testes de desempenho e de resistência são feitos anualmente com os carros oferecidos como viatura.

Os testes de desempenho e de resistência foram inspirados nos procedimentos das forças de segurança do resto do mundo.

Os testes realizados

Os testes feitos foram de aceleração, frenagem, slalom, transposição de obstáculos, simulação de situações urbanas e rodoviárias dentre outros. As viaturas foram pilotadas por profissionais especializados em direção de veículos das polícias federal, rodoviária federal, militar e corpo de bombeiros militar.

Participaram os seguintes carros: Mitsubishi L200, Ford Ranger, Chevrolet Trailblazer, Toyota Corolla, Renault Duster, Fiat Argo e uma perua Volvo V90 Cross Country que não é vendida no Brasil. A V90 foi fornecida pela polícia militar do Distrito Federal.

Uma perua Volvo de polícia no Brasil?

Essa perua Volvo é o único carro do teste que é uma versão que vem de fábrica pensado para esse uso. Ela é usada por diversas forças policiais na Europa e conta com parte elétrica reforçada para receber os equipamentos e computadores da polícia, suspensão acertada para levar o peso extra e ter boa dirigibilidade e pode ser personalizada ao gosto do cliente.

A PMDF explicou em uma nota oficial em abril que essa Volvo V90 foi cedida pelo fabricante em comodato para testes, o veículo não foi adquirido com dinheiro público. Com a realização desses testes técnicos o MJSP pretende criar uma padronização das viaturas no Brasil e tornar os critérios de escolha mais técnicos.

Fonte
Autopapo

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